O trabalho é o principal fator de produção de riqueza. O próprio capital resulta, em última instância, de uma remuneração de fatores de produção que foi reinvestida para aumentar a eficiência ou o volume da produção. Só se pode consumir o que se produz e o trabalho é o principal fator de produção. Mas o trabalho não é apenas uma variável isolada na condição e motivação humana, é, acima de tudo, uma forma de relação e socialização do indivíduo.
Conhecer o signiifcado do trabalho, para os trabalhadores, é de suma importância para que o gestor possa compreender sua motivação e em consequencia disso, sua produtividade.
"Significado é algo que nos dá uma certa direção, informa-nos as formas pelas quais as coisas fazem sentido para nós. Encontrar um significado no trabalho o motivaria a crescer junto com a empresa, compatibilizando nossos interesses e competências pessoais com os objetivos e competências empresariais." (Robbibs, 2005)
Autores como Christophe Dejours (1992) têm afirmado que as organizações (e o ofício nelas desenvolvidos) são lugares propícios ao sofrimento, ao tédio, ao desespero, ao desconforto existencial. Outros, como Diane Tracy (1994), afirmam que a maioria das pessoas acaba perdendo o interesse pelo trabalho e envereda pelo caminho da mediocridade.
Muitos adotam o ponto de vista de que o trabalho é um fardo, de que o homem é obrigado a trabalhar para sobreviver ou, caso seja afortunado, conseguir excedentes suficientes para permitir-lhe fazer as coisas de que gosta.
" Como somos diferentes uns dos outros, nossas motivações também o são. Alguém pode sentir-se predominantemente motivado por fatores econômico-financeiros e todas as suas possibilidades em termos de aquisição de bens e serviços. Se o trabalho lhe proporciona benefícios dessa ordem, é possível que nele encontre significado. Outro pode sentir-se predominantemente motivado pelo desejo de ser saudável, de ser amado, de sentir-se competente, de ser reconhecido, de participar de decisões, de realizar tarefas intrinsecamente desafiadoras e instigadoras ou outra coisa qualquer. Se o trabalho lhe proporciona benefícios dessa ordem, é possível que nele encontre significado. Descobrir o significado, para você, do trabalho que você executa é, portanto, imprescindível. " (Soto, 2002)
De um modo geral, baseado na obra de Willis Harman e John Hormann (1990), pode-se dizer que existem elementos que estão presentes em um trabalho significativo. Por exemplo:
promoção da aprendizagem e do desenvolvimento da pessoa
oportunidade de proporcionar às pessoas um papel social nas atividades da sociedade
promoção, na pessoa, da sensação de estar contribuindo, de pertencer, de ser apreciado, que permite desenvolver sua auto-estima
oportunidade de produzir bens e serviços desejados pela sociedade
promoção de satisfação
Além dessa abordagem a maioria das discussões sobre trabalho leva em conta os seguintes pressupostos:
a) o trabalho é parte essencial da vida do homem: é ele, muitas vezes, quem define o papel de um indivíduo na sociedade:
b) as pessoas tendem a gostar do seu trabalho ou a procurar trabalhos que lhes tragam satisfação:
c) o trabalho é uma atividade social, que serve para inclusão do homem, evitando que o mesmo fique à margem da sociedade;
d) moral do trabalhador não tem relação com as condições materiais do trabalho. Itens como temperatura, iluminação, ruído e umidade afetam a saúde física e o conforto e não a motivação (basta lembrar das conclusões da experiência de Howthorne);
e) sob condições normais, o dinheiro é um dos incentivos menos importantes
f) o desemprego é um poderoso incentivo negativo, porque elimina o homem de sua sociedade.


Nenhum comentário:
Postar um comentário